domingo, 14 de junho de 2015

Em greve, técnicos da UNILA doam sangue pela educação

Apesar de ser uma ação que salva milhares de vida, doar sangue não é uma prática adotada pelos brasileiros. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 2% da população do país mantém este hábito. Para chamar a atenção da comunidade para essa necessidade e também para os problemas que atingem a educação, técnicos-administrativos da UNILA, em greve desde o dia 29 de maio, irão doar sangue nessa segunda-feira, 15.

Com o tema “Doamos o sangue todos os dias, até quando estamos em greve”,  a categoria quer unir, em apenas um ato, solidariedade e manifesto, como forma de alertar a comunidade que “é preciso doar sangue para a educação”. 

A doação em grupo será feita no Hemonúcleo de Foz do Iguaçu, ao lado do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, na Vila A, a partir das 8 horas e coincide com uma data importante. Nesse domingo, 14, foi lembrado em todo o mundo o Dia Mundial do Doador de Sangue.

 

O que fazer para doar?

O candidato à doação deve se dirigir ao Banco de Sangue e ter em mãos um documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial. Após o cadastro é feita a verificação da pressão arterial, pulso, peso e altura. Para proteção de sua saúde e do futuro receptor, o doador também deverá responder a um questionário. Após a verificação de dados é realizado o exame de anemia, se o doador for aprovado, fará a doação de aproximadamente 450ml (de acordo com o peso) e mais as amostras para os exames de aproximadamente 30ml.

Ao término da coleta o doador ficará algum tempo em observação, e posteriormente, receberá um lanche. A recomendação é de que ele permaneça no local por cerca de 15 minutos.

 

Condições para doação de sangue:

  • ter entre 18 e 65 anos de idade;
  • pesar acima de 50 kg;
  • ser saudável;
  •  estar bem alimentado e ter dormido no mínimo seis horas;
  • apresentar documento oficial de identidade com foto.

Frequência: Homens de 18 a 60 anos podem realizar quatro doações em 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações. As mulheres entre 18 e 60 anos podem fazer três doações em 12 meses com intervalo mínimo de 90 dias. (Fonte: site do Hemonúcleo de Foz do Iguaçu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário