Está aberto período de consulta pública acerca do Diagnóstico Institucional 2015 "Dos nós que temos aos nós que somos", produzido pelo GT Projeto UNILA e Gestão de Pessoas. O documento contempla as discussões dos últimos 3 meses do GT e o diagnóstico realizado em julho. Considerações e sugestões podem ser feitas diretamente ao email comunica.greveunila@gmail.com, devendo ser de modo nominal.
O objetivo do trabalho foi identificar "nós" que vem travando a instituição, com o objetivo de qualificar os debates internos na categoria, servindo de informação para o acompanhamento das demais categorias e da sociedade em geral.
Depois de aprovado, diversos pontos serão trabalhados em mesas de negociação específicas com reitoria e unidades envolvidas.
Entre os “nós”, a questão do Assédio Moral e dos preconceitos, observados tanto na comunidade interna quanto externa; a questão da transparência, do devido planejamento, da boa comunicação e da gestão democrática; a questão da evasão e da expansão; a questão da América Latina, da região Trinacional e de Foz do Iguaçu. Ainda, a busca por um bem viver na comunidade unileira e pela excelência institucional e acadêmica, livre de pessoalidades e voltada ao interesse público.
Entre as soluções e práticas necessárias a serem implantadas, estão:
- 1. Criação do PDIP (que vincule capacitação, missão, princípios e línguas)
- 2. Institucionalização de política e práticas contra Assédio moral, sexual e qualquer preconceito, inclusive contra a própria UNILA
- 3. Acompanhamento de processos de Gestão de Pessoas (processos, gestão por competência e liderança, espaços consultivos e deliberativos, normativas) e modificação e nova aplicação de pesquisa de clima
- 4. Planejamento e apresentação pública de Planejamento setorial e global antecipada ao início do ano, com participação coletiva na construção; Apresentação de Plano de Gestão
- 5. Definição de cronograma da institucionalização faltante, com previsão de grupos para redação de documentos e definição orgânica institucional
- 6. Revisão de documentos existentes com devida institucionalização de GTs
- 7. Atuação TAE: Grupo que passe a estudar e acompanhar limites e definições para atuação TAE
- 8. Debate, com definição de diretrizes, sobre expansão, cursos existentes, evasão e imagem institucional
- 9. Grupo que acompanhe resolutividade quanto ao que foi apresentado em relação à questões de infraestrutura, inclusive quanto à creche
Confira o documento aqui