quinta-feira, 27 de agosto de 2015

GT Projeto UNILA e Gestão de Pessoas: Confira o documento com os resultados do Diagnóstico



Está aberto período de consulta pública acerca do Diagnóstico Institucional 2015 "Dos nós que temos aos nós que somos", produzido pelo GT Projeto UNILA e Gestão de Pessoas. O documento contempla as discussões dos últimos 3 meses do GT e o diagnóstico realizado em julho. Considerações e sugestões podem ser feitas diretamente ao email comunica.greveunila@gmail.com, devendo ser de modo nominal.

O objetivo do trabalho foi identificar "nós" que vem travando a instituição, com o objetivo de qualificar os debates internos na categoria, servindo de informação para o acompanhamento das demais categorias e da sociedade em geral.

Depois de aprovado, diversos pontos serão trabalhados em mesas de negociação específicas com reitoria e unidades envolvidas.

Entre os “nós”, a questão do Assédio Moral e dos preconceitos, observados tanto na comunidade interna quanto externa; a questão da transparência, do devido planejamento, da boa comunicação e da gestão democrática; a questão da evasão e da expansão; a questão da América Latina, da região Trinacional e de Foz do Iguaçu. Ainda, a busca por um bem viver na comunidade unileira e pela excelência institucional e acadêmica, livre de pessoalidades e voltada ao interesse público.

Entre as soluções e práticas necessárias a serem implantadas, estão:


  • 1. Criação do PDIP (que vincule capacitação, missão, princípios e línguas)
  • 2. Institucionalização de política e práticas contra Assédio moral, sexual e  qualquer preconceito, inclusive contra a própria UNILA
  • 3. Acompanhamento de processos de Gestão de Pessoas (processos, gestão por competência e liderança, espaços consultivos e deliberativos, normativas) e modificação e nova aplicação de pesquisa de clima
  • 4. Planejamento e apresentação pública de Planejamento setorial e global antecipada ao início do ano, com participação coletiva na construção; Apresentação de Plano de Gestão  
  • 5. Definição de cronograma da institucionalização faltante, com previsão de grupos para redação de documentos e definição orgânica institucional
  • 6. Revisão de documentos existentes com devida institucionalização de GTs
  • 7. Atuação TAE: Grupo que passe a estudar e acompanhar limites e definições para atuação TAE
  • 8. Debate, com definição de diretrizes, sobre expansão, cursos existentes, evasão e imagem institucional
  • 9. Grupo que acompanhe resolutividade quanto ao que foi apresentado em relação à questões de infraestrutura, inclusive quanto à creche 


Confira o documento aqui

Convocatória Assembleia Ordinária de Greve - UNILA Centro

Prezadas/os TAEs da UNILA,
O Comando Local convoca as servidoras e servidores em greve a participar da Assembleia Ordinária de Greve.
Data: 28/08/2015 (sexta-feira).
Local: UNILA Centro - Sala 11 (1º andar)
Horário: 8h30
INFORMES:
* Comando de greve nacional;
* Relato das atividades da semana;
* Balanço do Ato unificado com os discentes/docentes;
* Conclusão do Relatório do GT Gestão de Pessoas / Projeto UNILA;
* Encaminhamentos do GT de Adicional de Atividades Penosas.
PAUTA:
* Organização da pauta para Assembleia Universitária (TAEs - Docentes - Estudantes);
* Agenda da semana;
* O que houver.
Venha participar e construir o nosso movimento de greve!

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Nota oficial do Comando de Greve em relação às informações equivocadas de matéria veiculada pela RPC TV na terça-feira

A Comissão de Comunicação do Comando de Greve comunicou nesta quarta-feira pela manhã, por meio de nota à RPC TV, o abaixo exposto:


Em relação à reportagem “Manifestantes invadem prédio da Reitoria da Unila e depredam o local”, exibida no Paraná TV 2ª Edição em 25 de agosto, em razão de a categoria ter sido citada, o Comando de Greve dos técnico-administrativos da universidade vem esclarecer:

1 – Diferentemente do enunciado pelo apresentador, o ato foi organizado pelos estudantes, com apoio dos técnicos e professores, e se iniciou com uma caminhada desde a moradia estudantil 1 até o prédio da Reitoria. Foi um ato político pela manutenção da representação paritária e democracia no Conselho Universitário da UNILA, tendo sido uma grande aula de democracia e cidadania. Cabe enaltecer que a manifestação contou com mais de 350 pessoas em mais de 5 horas de atividades. Por seu caráter democrático e pacífico, não foi registrado nenhum incidente neste percurso.

2– Ao contrário do que foi mostrado na reportagem, a porta de vidro não foi quebrada pelos manifestantes, mas se rompeu, quando pela elevada vibração saiu do trilho, ao ser aberta por um vigia, que tentava recolocá-la no lugar. 
3 – A pichação mostrada na reportagem foi um caso isolado e pontual, e foi feita por pessoas que não acataram as orientações coletivas da organização do movimento. Foi orientado do início ao fim do ato que a manifestação seria política, democrática, com irreverência e sem qualquer intenção de danificar o patrimônio público e privado. 

4 - Para evitar prejuízos ao erário, o Comando de Greve já se reuniu na própria manifestação com as lideranças estudantis para, em conjunto, encontrar meios para consertar, pintar e ressarcir à União, no que considerar derivado do ato em si.

Comissão de Comunicação 
Comando de Greve UNILA