quinta-feira, 9 de julho de 2015

Diagnóstico


A partir desta quarta-feira (01) e até dia 14 de julho, o GT de Gestão de Pessoas e Projeto UNILA, que visa qualificar os debates em torno de quatro pontos de pauta local, torna público o Diagnóstico de qualificação institucional. O Diagnóstico conta com questionamentos em três eixos principais de análise, de modo qualitativo e quantitativo, quanto à infraestrutura, projeto UNILA e gestão de pessoas.

A participação de todos os TAEs é essencial. O preenchimento é anônimo e as informações de localizacao impedem o reconhecimento de autoria. Dúvidas podem ser retiradas via o email comunica.greve@gmail.com .

O GT se reúne às terças-feiras. Mais informações podem ser encontradas em http://greveunila2015.blogspot.com/2015/06/desconhecimento-e-nao.html

Tenha acesso ao formulário em http://goo.gl/forms/7uBsCiGpNX .


terça-feira, 7 de julho de 2015

Atenção, nesta quarta-feira, 8, tem assembleia

Prezadas/os TAEs Unila,
O Comando de Greve, em conjunto com a Direção Colegiada do Sindiunila, convoca as servidoras e servidores a participar da Assembleia Extraordinária da categoria.
Data: 8/7/2015 (quarta-feira).
Local: Unila centro (sala 3 ou sala negra 2)
Horário: 14h
PAUTA:
Informes
1. Posição dos TAEs UNILA sobre a solicitação de voto de confiança do Magnífico Reitor pro tempore;
2. O que houver.
PS: A reunião está reservada para a sala 3, mas se a sala negra 2 estiver disponível no mesmo horário, e havendo número superior de servidoras/es, trocaremos o local da Assembleia.
Venha participar e construir o nosso movimento de greve!

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Agenda de Atividades – Greve TAEs Unila


 
 

Atenção, colegas

A agenda foi atualizada

 

Assédio, capacitação e melhoria na troca de informação foram destaque de reunião no GT

A ressaca após a aprovação da jornada de trabalho flexível levou poucos servidores a discutirem sobre gestão de pessoas no GT específico, na última terça-feira (30). De todo modo, a conversa mais aberta levou a discussão de vários pontos concernentes à gestão de pessoas, compreendida aqui como a gestão do servidor em todas as unidades e não questão exclusiva da Progepe. No encontro, foram repassadas dúvidas já percebidas junto à categoria, foi analisado o planejamento da unidade previsto no PDI e foram reforçadas necessidades que são pontos de pauta local. A chefe do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Ligiane Marie, participou do encontro, trazendo informações da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas.

Sobre os pontos debatidos:

PAC (Programa Anual de Capacitação): Pela segunda vez consecutiva, o PAC chega bastante atrasado para planejamento dos setores e de cada servidor. Ele deveria ter sido aprovado pelo Consun na segunda-feira (29), mas retornará à pauta apenas em agosto. Como sugestão, de que seja sempre lançado no início do ano, sendo definido no fim do ano anterior. A institucionalização do mesmo em agosto impede planejamento acerca da capacitação, uma das maiores necessidades dos TAEs apresentada pelo Relatório da CPA. PAC pode ser um dos instrumentos do PDIP (leia mais abaixo).

PIDP (Programa Institucional de Desenvolvimento Profissional, previsto no PDI): Necessidade de programa institucional que repasse orientações e informações sobre UNILA, sobre América Latina, sobre educação superior, com módulos de línguas, América Latina e ensino superior, que todo servidor faça nos primeiros meses de ingresso. Ambientação é importante, mas não atende a todas as especificidades da UNILA. Previsão no PDI é de que fosse realizado em 2014, e optou-se por não implementá-lo. Neste sentido de repassar orientações sobre América Latina e Caribe, Progepe (por meio da técnica Maria Aparecida Webber) estava organizando o Somos todos Latinos, mas igualmente não foi realizado no ano passado, como previsto em planejamento. Preconceitos, falsas concepções e afastamento generalizado dos TAEs com acadêmicos e docentes vem intensificando as resistências e choques culturais na comunidade, seja em relação a questões étnicas, de gênero ou ideológicas, um entrave para uma convivência mais harmoniosa entre todos.





Capacitação: Necessidade de mestrado e doutorado institucional (que seja voltado a servidores). A oferta de capacitação foi considerada bastante insuficiente pelos TAEs no Relatório da CPA. Assunto poderá ser discutido com PRPPG, que já caminhou neste sentido.

Informação e comunicação: Necessidade de ampliar acesso de informações e trocas entre Progepe e servidor mais diretamente. Sugestão de site próprio, com pesquisas, dados e orientações gerais. Necessidade de que Progepe possa se conectar diretamente com o servidor, sem obstáculo. Além disso, eventos específicos e feitos mediante convocação podem ser introduzidos regularmente, possibilitando maiores trocas e orientação direta quanto a assuntos de carreira, afastamentos, licenças. Um manual do servidor contendo todas as informações também ficou de ser finalizado.

Avaliação de desempenho: Formulário vigente trata-se de proposta temporária. Documento final deveria ter sido proposto no ano passado, mas Comissão de Trabalho designada para tal fim não o fez, conforme meta do PDI também. Trabalho precisa ser reiniciado e nova Comissão designada.

Assédio Moral e Assistência Psicossocial: Foi trabalhada a ideia de que se criasse GT conjunto entre Progepe e interessados na proposição de uma política de combate ao assédio moral e de atendimento psicossocial, aproveitando o que já foi ou vem feito pela Progepe, mas ampliando o serviço e o alcance. Questão de infraestrutura foi levantada, inclusive em relação à necessidade de sala própria também para a Comissão de Ética, evitando os constrangimentos que existem hoje. Foi relatado que Progepe conta com dados a respeito de assédio moral e outras práticas que prejudicam o ambiente de trabalho e que vem procurando trabalhar em cada unidade. Ainda, foi relatado quanto a necessidade de que a pesquisa venha a ser refeita, sendo amplamente divulgada. Parte dos dados da pesquisa anterior estão no Relatório de Gestão de 2014.

Ouvidoria, Comissão de Ética, CIS-PCCTAE e Progepe: Necessidade de compreensão e melhor explicação sobre cada estrutura e sobre qual competência de cada uma, facilitando acesso por parte do servidor ao local mais adequado e democratizando a universidade.

Gestão por competência: Este assunto vem sendo encaminhado na Progepe e permitirá a unidade e a cada unidade uma melhor gestão dos servidores, no sentido de verificar talentos e potenciais em cada servidor, inclusive verificando necessidade de formação em cada unidade para ocupação de cargos de direção e chefia, evitando as pessoalidades e o descompromisso da unidade com o interesse público. Será inicialmente implantada na Progepe para depois ser ampliado a toda instituição. Permitirá redimensionamento de cada unidade, evitando inchaços ou sobrecarga de trabalho.

Documentos utilizados na terceira reunião:

2. Desconhecimento e institucionalização indevida - Pontos que vem sendo observados a partir de revisão de PDI, Estatuto e Regimento.




Confira documentos de trabalho do segundo encontro:
2.       Relatório de Avaliação;

Confira documentos de trabalho do primeiro encontro: 

1.       Metodologia Proposta para GTs
2.       Recorte histórico acerca da criação da UNILA e documentos fundantes
3.       Relato do encontro 1 (em construção)
4.       Lei da UNILA
5.       Exposição de Motivos acerca da UNILA
6.       Livro UNILA em Construção
7.       Estatuto da UNILA
8.       Regimento Geral da UNILA
9.       Plano de Desenvolvimento Institucional da UNILA