quinta-feira, 18 de junho de 2015

Instalados três Grupos de Trabalho que pretendem qualificar a instituição e o trabalho do servidor unileiro

Na última terça-feira (16) foram instalados os Grupos de Trabalho (GTs) de Gestão de Pessoas, Projeto UNILA e Adicional de Fronteira. No primeiro encontro, os membros dos GTs realizaram reunião conjunta analisando metodologia e definindo encaminhamentos para os trabalhos, que devem durar até 8 semanas. O principal objetivo dos GTs é qualificar os debates nas três frentes. Devido às similaridades, os GTs de Gestão de Pessoas e Projeto UNILA serão reunidos, em um primeiro momento, enquanto Adicional de Fronteira contará com agenda e metodologia diferenciada. As reuniões serão sempre às terças, a partir de 14h, na UNILA Centro, e são abertas a todos. Os três temas são pontos de pauta local, mas entende-se que exigem encaminhamentos diferenciados.

Gestão de Pessoas e Projeto UNILA tratam mais especificamente dos servidores e do seu local de trabalho, por isso, difícil separá-los em um primeiro momento. Entende-se que o servidor possui direitos e deveres (reconhecidos em Constituição Federal e leis infraconstitucionais, em especial a 8.112). Quanto à instituição, esta deverá resguardar estes direitos, sendo espaço que deve ser ético, participativo e de “bem-viver”. Ao mesmo tempo, a instituição deve exigir do servidor que se comprometa na consecução dos próprios objetivos e missão (expostos em documentos como Lei da UNILA, Estatuto, Regimento e Plano de Desenvolvimento Institucional). É importante deixar claro, também, que a gestão de pessoas e o projeto UNILA perpassam todas unidades e profissionais, não sendo de exclusividade de unidade alguma, ou mesmo da Reitoria.

A metodologia proposta inclui cinco fases, que deverão durar oito encontros, em dois meses: de análise (durante as três primeiras reuniões), de diagnóstico, de debate comparado, de redação de documentos e de avaliação geral. A cada fase, um documento-base será fechado para aprovação e discussão em Assembleia, conforme metodologia que pode ser acessada abaixo. Todos os encontros são abertos à comunidade, sendo apenas os três primeiros exclusivos aos técnico-administrativos. Na fase dois, será proposto diagnóstico das duas áreas, com o objetivo de identificar os pontos sensíveis quanto aos servidores e à instituição – pontos que demandam melhorias e aperfeiçoamento, e pontos que se apresentam de excelência, para a devida manutenção. Todo o avanço e discussão serão expostos em página própria a ser criada.

A fase de debate terá como objetivo contrapor o diagnóstico (consulta pública, além de revisão de relatório de gestão e de avaliação institucional) aos princípios e objetivos das áreas em análise, procurando compreender os pontos sensíveis de dissenso e de excelência. Na sequência, serão definidas sugestões e cartas de compromisso que serão encaminhadas à Mesa de Negociação e autoridades competentes. Documentos que estão por serem construídos e estruturas que ainda devem ser implementadas na UNILA podem definir GTs específicos, neste momento. Por fim, uma fase de Avaliação, em que novos pontos sensíveis podem ser identificados, para aprofundamento e qualificação de debates. 

A qualificação da compreensão a respeito da instituição visa estimular a que todos servidores sejam munidos de informação sobre direitos, deveres, missão e objetivos institucionais, ficando mais claro o seu papel na unidade, órgãos colegiados e na própria instituição, que possui importantíssima função social a desempenhar no Brasil e em contexto latino-americano e caribenho.

Documentos e diagnósticos serão públicos, em sítio a ser desenvolvido e publicizado.

Primeiros debates
No primeiro encontro, destaque para debates sobre a missão da UNILA, documentos fundantes e processo de expansão em curso. O GT de Adicional de Fronteira também definiu diretrizes de sua atuação, sendo que reunião na sexta-feira (19) com o advogado do Sinditest poderá esclarecer alguns pontos de dúvida. 

Participe dessa construção! Ela é sua!


Confira documentos trabalhados no primeiro encontro:
3.       Relato do encontro 1 (em construção)
4.       Lei da UNILA
7.       Estatuto da UNILA
8.       Regimento Geral da UNILA


Nenhum comentário:

Postar um comentário